Câmara recebe cerimônia de fundação e posse dos membros da Academia de Letras e Artes de Viana

10 de maio de 2024 às 15h19. Atualizado em

Na noite desta quinta-feira (09), um evento marca a história da cultura de Viana. A cerimônia de fundação e posse dos membros da Academia de Letras e Artes de Viana (Alav) foi realizada na Câmara Municipal e reuniu membros da comunidade artística e literária local, autoridades municipais e entusiastas da cultura.

Com a missão de promover, preservar e celebrar a herança cultural e artística da região, a Academia de Letras e Artes de Viana surge como uma plataforma para reconhecer e nutrir o talento criativo dos membros. A Alav foi fundada no dia 28 de janeiro de 2024.

A presidente da Alav, Vera Lúcia Coser, destacou que a Academia de Letras de Artes de Viana nasce se um sonho literário, que toma vida com as melhores energias e participação de academias co-irmãs de todo o Estado.

"A ALAV vem para ser uma voz onde todos serão ouvidos e falarão de suas artes, sua vida e muito mais. Viana é uma cidade linda e bucólica, com história rica, que se faz necessária ser vista. Vamos apresentar Viana para a história. Uma academia de letras e artes tem a função de acolher e viabilizar as produções dos artistas do município", afirmou.

Além dos discursos e formalidades protocolares, a cerimônia foi enriquecida por apresentação artística de música ao vivo e contou com a presença de membros da Academia Capixaba de Letras e Artes dos Poetas Trovadores (ACLAPTCTC); Academia de Letras de Vila Velha (ALVV); Academia Espírito-santense de Letras (AEL); Academia Feminina Espírito-santense de Letras (AFESL); Academia Floriana de História, Artes e Letras (AFHAL); Academia de Letras Jurídicas do Espírito Santo (ACALEJES); Academia Linharense de Letras (ALLETRAS); Academia Cariaciquense de Letras (ACL); e Academia Maçônica de Letras.

São membros efetivos fundadores da Alav:
Cadeira 1 - Vera Lúcia Coser
Cadeira 2 - Silmara Tozatto