Servidores da Câmara abrem trabalhos para manter Selo Diamante em Transparência

09 de abril de 2024 às 15h52. Atualizado em

Servidores da Câmara abrem trabalhos para manter Selo Diamante em Transparência

Em 2023, a Câmara Municipal de Viana recebeu o selo Diamante em transparência, concedido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Para este ano, a meta é manter o selo em seu maior nível.

Para isso, um grupo de servidores do legislativo municipal já deu início aos trabalhos. Eles se reuniram, na tarde desta terça-feira (09), para discutir estratégias e definir trabalhos para alcançar o selo pelo segundo ano consecutivo.

No ano passado, a instituição destacou-se entre as 149 avaliadas no estado, abrangendo Defensoria Pública, Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Espírito Santo.

A distinção, conferida após a participação no Programa Nacional da Transparência (PNTP), evidencia o comprometimento da Câmara de Viana em promover a transparência em seus canais.

Programa Nacional da Transparência Pública

O Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) foi idealizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) com os Tribunais de Contas da União (TCU) e do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), com o apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB), Associação Brasileira de Tribunais de Contas de Municípios (Abracom), Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).

A prosposta do PNPT é avaliar a qualidade das informações disponibilizadas nos sites, com base nas regras previstas na Lei de Acesso à Informação (LAI) e na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Após as avaliações, os sites são classificados com os selos Diamante, que exige 100% dos critérios essenciais e nível de transparência entre 95% e 100%; Ouro, 100% dos critérios essenciais e nível de transparência entre 85% e 94%; e Prata, 100% dos critérios essenciais e nível de transparência entre 75% e 84%.

Os sites também podem ser classificados como Intermediário, com nível de transparência entre 50% e 74%; Básico, entre 30% e 50%; Inicial, abaixo de 30%; e Inexistente, com 0% de transparência.

Data de Publicação: terça-feira, 09 de abril de 2024