Dengue: ES entra em estado de emergência; saiba como se proteger

23 de fevereiro de 2024 às 13h24. Atualizado em

Dengue: ES entra em estado de emergência; saiba como se proteger

O cenário epidemiológico atual das Arboviroses no Brasil, em especial das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti como dengue, chikungunya e zika, é um alerta importante para o comportamento desses vírus no território capixaba.

Com objetivo de integrar esforços de diferentes setores do Estado no enfrentamento ao mosquito e reduzir número de casos e óbitos, o Governo do Espírito Santo instituiu o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) de Arboviroses.

Também como medida de resposta célere para ações administrativas e assistenciais, o Governo do Estado decretou a Situação de Emergência em Saúde Pública em razão do cenário epidemiológico das arboviroses. Os anúncios foram feitos nesta quarta-feira (21) pelo governador Renato Casagrande após reunião com prefeitos, no Palácio Anchieta.

Apesar das medidas tomadas pelos órgãos públicos, combater a dengue é um trabalho conjunto que depende também de toda a população. Confira algumas dicas:

Tampe tonéis e caixas d’água:

Manter esses recipientes devidamente fechados é crucial para evitar o acúmulo de água parada, local propício para a reprodução do mosquito.

Mantenha as calhas sempre limpas:

A limpeza regular das calhas impede o acúmulo de água e evita possíveis focos de reprodução do Aedes aegypti.

Garrafas sempre viradas com a boca para baixo:

Uma simples ação como virar as garrafas impede que a água se acumule, protegendo contra possíveis criadouros do mosquito.

Ralos limpos e com tela:

A instalação de telas nos ralos é uma barreira eficaz para impedir a entrada do mosquito, além de manter esses locais sempre limpos.

Pratos de vasos de plantas com areia:

Adotar a prática de colocar areia nos pratos dos vasos de plantas evita o acúmulo de água e contribui para a prevenção.

Escova ou bucha nos potes de água para animais:

Manter limpos os recipientes de água para animais é fundamental, utilizando escova ou bucha para evitar o acúmulo de sujeira e água parada.

Área de serviço sempre livre de água acumulada:

Locais como atrás da máquina de lavar roupa podem se tornar pontos propícios para a reprodução do mosquito, portanto, é importante manter essas áreas secas.

Data de Publicação: sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024