Carnaval com Saúde: Câmara de Viana dá dicas para não deixar a dengue acabar com a folia

08 de fevereiro de 2024 às 15h19.

O clima de festa toma conta de todo o país, mas antes de se entregar à folia, a população é convocada para uma importante batalha: a prevenção contra a Dengue. A Câmara de Viana lidera o bloco "Sem Dengue", e deixa dicas valiosas para garantir que a saúde esteja em primeiro lugar durante o carnaval.

O bloco de prevenção destaca medidas simples, mas essenciais, que podem fazer toda a diferença no combate ao mosquito transmissor da doença. Entre as orientações estão:

1. Tampe tonéis e caixas d’água:
    Manter esses recipientes devidamente fechados é crucial para evitar o acúmulo de água parada, local propício para a reprodução do mosquito.
  2. Mantenha as calhas sempre limpas:
    A limpeza regular das calhas impede o acúmulo de água e evita possíveis focos de reprodução do Aedes aegypti.
  3. Garrafas sempre viradas com a boca para baixo:
    Uma simples ação como virar as garrafas impede que a água se acumule, protegendo contra possíveis criadouros do mosquito.
  4. Ralos limpos e com tela:
    A instalação de telas nos ralos é uma barreira eficaz para impedir a entrada do mosquito, além de manter esses locais sempre limpos.
  5. Pratos de vasos de plantas com areia:
    Adotar a prática de colocar areia nos pratos dos vasos de plantas evita o acúmulo de água e contribui para a prevenção.
  6. Escova ou bucha nos potes de água para animais:
    Manter limpos os recipientes de água para animais é fundamental, utilizando escova ou bucha para evitar o acúmulo de sujeira e água parada.
  7. Área de serviço sempre livre de água acumulada:
    Locais como atrás da máquina de lavar roupa podem se tornar pontos propícios para a reprodução do mosquito, portanto, é importante manter essas áreas secas.

Data de Publicação: quinta-feira, 08 de fevereiro de 2024