Câmara de Viana é o único órgão do ES a receber selo Diamante em transparência

No Espírito Santo, 149 sites de órgãos públicos foram avaliados pelo Programa Nacional da Transparência Pública (PNTP)

13 de novembro de 2023 às 14h48.

Câmara de Viana é o único órgão do ES a receber selo Diamante em transparência

A Câmara Municipal de Viana recebeu o selo Diamante em transparência, concedido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Com um índice de 97,42% no atendimento aos critérios estabelecidos, a instituição destacou-se entre as 149 avaliadas no estado, abrangendo Defensoria Pública, Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Espírito Santo.

A distinção, conferida após a participação no Programa Nacional da Transparência (PNTP), evidencia o comprometimento da Câmara de Viana em promover a transparência em seus canais. Joilson Broedel, presidente da Câmara, expressou a satisfação com esse reconhecimento e enfatizou os esforços realizados nos últimos anos para elevar o nível de transparência da instituição.

"Nós tínhamos um índice baixo de transparência nos anos anteriores. Em 2021 e 2022, reestruturamos o site da Câmara para dar acesso à população às informações que ela tem direito a saber", destacou Broedel. Ele explicou que a criação de uma comissão de transparência desempenhou um papel fundamental nesse processo, facilitando o diálogo com empresas prestadoras de serviços e garantindo o cumprimento das obrigações pelos servidores internos.

O presidente ainda falou sobre a rotina de reuniões periódicas com as secretarias responsáveis, onde foram estabelecidas metas e prazos para garantir a disponibilidade de informações cruciais no portal de transparência. "Dessa forma, demos cada vez mais a possibilidade de o cidadão ter conhecimento daquilo que o governo legislativo faz na cidade", ressaltou.

O resultado da avaliação foi divulgado nesta segunda-feira (13). Joilson enfatizou a importância do selo Diamante não apenas como um reconhecimento da conquista, mas como um indicativo de compromisso institucional. "Alcançar um selo Diamante na questão de transparência é significativo. São os próprios órgãos de fiscalização que estão emitindo, não é a população e não somos nós mesmos. É o próprio órgão que estabelece as metas. Isso significa que conseguimos cumprir nosso papel", concluiu o presidente da Câmara de Viana.

Programa Nacional da Transparência Pública

O Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) foi idealizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) com os Tribunais de Contas da União (TCU) e do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), com o apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB), Associação Brasileira de Tribunais de Contas de Municípios (Abracom), Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).

A prosposta do PNPT é avaliar a qualidade das informações disponibilizadas nos sites, com base nas regras previstas na Lei de Acesso à Informação (LAI) e na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Após as avaliações, os sites são classificados com os selos Diamante, que exige 100% dos critérios essenciais e nível de transparência entre 95% e 100%; Ouro, 100% dos critérios essenciais e nível de transparência entre 85% e 94%; e Prata, 100% dos critérios essenciais e nível de transparência entre 75% e 84%.

Os sites também podem ser classificados como Intermediário, com nível de transparência entre 50% e 74%; Básico, entre 30% e 50%; Inicial, abaixo de 30%; e Inexistente, com 0% de transparência.

Data de Publicação: segunda-feira, 13 de novembro de 2023