Texto    Redação    |   Foto   Rodolfo Santos e Gabriel Fritz

Câmara realiza Sessão Solene de 161 Anos de Viana

O evento foi realizado na área coberta do Parque de Exposições da cidade e contou com a presença da Banda da Polícia Militar

23 de julho de 2023 às 19h04.

Câmara realiza Sessão Solene de 161 Anos de Viana

A noite de sexta (21) foi muito especial para a cidade de Viana: foi realizada a Sessão Solene em comemoração aos 161 Anos de Emancipação Política da cidade. O evento foi realizado na área coberta do Parque de Exposições da cidade, em Viana Sede, e contou com a presença da Banda da Polícia Militar, que abrilhantou o evento.

Foram entregues cinco Comendas e 49 Títulos de Cidadania Vianense. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também foi homenageada pelos seus 95 anos. Todos os vereadores estiveram presentes, entregando suas homenagens. A Sessão Solene contou ainda com a presença do prefeito Wanderson Bueno, do vice-prefeito Fábio Dias, dos deputados federais Gilson Daniel e Messias Donatto, secretários municipais, entre outras autoridades.

O vice-governador Ricardo Ferraço foi homenageado com o recebimento da Comenda Paulo Fernandes Viana. Ele também é o atual secretário de Estado de Desenvolvimento. Ricardo também foi vice-governador de 2007 e 2010, e coordenou o Programa Capixaba de Investimentos Públicos, o maior da história à época. Também foi secretário de Estado de Transportes e Obras, iniciando importantes intervenções estruturantes de mobilidade na Grande Vitória.

A Comenda Heribaldo Lopes Balestrero foi entregue a Fernando Peixoto Saliba. Graduado em engenharia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), ele é diretor de Distribuição da EDP e diretor de Gestão Pública do Movimento Empresarial ES em Ação para o ciclo 2022-2025, que tem como missão elevar o nível de transparência e de oferta de serviços públicos digitais aos municípios para uma gestão pública mais eficaz.

A Comenda Frei Francisco Nascimento foi entregue à Dra. Isabela de Deus Cordeiro, Promotora de Justiça que desde 2016 está à frente da 2ª Promotoria de Justiça Cível de Viana. Ela tem atuado em importantes projetos na cidade, como o da Estruturação do Sistema Municipal de Meio Ambiente; o da Estruturação da Política Municipal de Resíduos Sólidos; o da Estruturação do Pacto Ecológico Capixaba em Viana; além do compromisso em relação à realização do Concurso Público no âmbito da Câmara e da Prefeitura de Viana.

A Comenda Divino Espírito Santo foi recebida pelo Padre Zaelton da Costa Nascimento. Nomeado como Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Viana Sede, chegou em um período muito difícil e veio trabalhando na busca da comunhão paroquial. Buscou se reaproximar e ir ao encontro daqueles que se encontravam longe de Deus e da sociedade com diversos problemas.

A Comenda Viana: Capital Estadual Da Logística foi conferida ao deputado estadual Marcelo Santos. Ele é presidente da Assembleia do ES e foi autor da Lei que transformou Viana na Capital Capixaba da Logística.

As Comendas

Recebem a Comenda Paulo Fernandes Viana pessoas que tenham se destacado por seus feitos em prol da ÁREA COMERCIAL, EMPRESARIAL, POLÍTICA OU ADMINISTRATIVA no âmbito de Viana. A indicação da pessoa a receber essa Comenda é submetida para análise e parecer da Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas.

Recebem a Comenda Heribaldo Lopes Balestrero pessoas que tenham se destacado por feitos em prol da CULTURA, ESPORTE OU A ÁREAS CORRELATAS no âmbito de Viana. A indicação da pessoa a receber essa Comenda é submetida à análise e parecer da Comissão de Saúde, Educação, Desporto e Lazer, Assistência Social, Direitos Humanos, Diversidade Sexual e de Gênero, e de Defesa do Consumidor e Abastecimento.

Já a Comenda Frei Francisco Nascimento é conferida a pessoas que tenham se destacado por seus feitos em prol da área da AGRICULTURA E DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL no âmbito de Viana. A indicação da pessoa a receber essa Comenda é submetida para análise e parecer da Comissão de Obras, Transporte, Agricultura, Meio Ambiente e de Saneamento Básico, Habitação e da Política Urbana e Rural.

Recebem a Comenda Divino Espírito Santo pessoas que tenham se destacado por seus feitos em prol da MANUTENÇÃO DA HERANÇA CULTURAL E RELIGIOSA DOS IMIGRANTES AÇORIANOS QUE FUNDARAM A CIDADE, transmitida a partir do convívio familiar e social, em que a memória e a religiosidade se destacam como os principais fatores de sua transmissão e salvaguarda no âmbito de Viana. A indicação da pessoa a receber essa Comenda é submetida para análise e parecer da Comissão de Obras, de Transporte, de Agricultura, de Meio Ambiente e de Saneamento Básico, da Habitação e da Política Urbana e Rural.

E a Comenda Viana: Capital Estadual Da Logística é conferida a pessoas que tenham contribuído para o DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO no âmbito de Viana. A indicação da pessoa a receber essa Comenda também é submetida para análise e parecer da Comissão de Obras, de Transporte, de Agricultura, de Meio Ambiente e de Saneamento Básico, da Habitação e da Política Urbana e Rural.

Confira mais registros do evento nos álbuns do Instagram da Câmara:

ÁLBUM 01

ÁLBUM 02