Veja quem será homenageado com as Comendas na Sessão Solene de Aniversário de Viana

Os nomes de cinco pessoas foram aprovados nas Comissões da Casa e recebem na sexta (21) as maiores honrarias do município; 49 pessoas receberão Título de Cidadania Vianense

18 de julho de 2023 às 10h30.

Está chegando a hora da realização da Sessão Solene alusiva aos 161 anos de Viana, que será realizada nesta sexta (21), às 19 horas, e transmitida ao vivo pelo YouTube. Neste evento, cinco pessoas vão receber as maiores honrarias do município, que são as Comendas PAULO FERNANDES VIANA; HERIBALDO LOPES BALESTRERO; FREI FRANCISCO NASCIMENTO; DIVINO ESPÍRITO SANTO; e VIANA: CAPITAL ESTADUAL DA LOGÍSTICA. As duas últimas serão entregues pela primeira vez este ano.

Os novos Comendadores tiveram seus nomes submetidos e aprovados por diversas Comissões da Casa. Além dessas cinco pessoas, outras 49 vão receber o Título de Cidadão Vianense.

Quem recebe a COMENDA HERIBALDO LOPES BALESTRERO em 2023 é Fernando Peixoto Saliba. Graduado em engenharia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), ele é diretor de Distribuição da EDP e diretor de Gestão Pública do Movimento Empresarial ES em Ação para o ciclo 2022-2025, que tem como missão elevar o nível de transparência e de oferta de serviços públicos digitais aos municípios para uma gestão pública mais eficaz.

Já a COMENDA FREI FRANCISCO NASCIMENTO em 2023 será entregue à Dra. Isabela de Deus Cordeiro, Promotora de Justiça que desde 2016 está à frente da 2ª Promotoria de Justiça Cível de Viana. Ela tem atuado em importantes projetos na cidade, como o da Estruturação do Sistema Municipal de Meio Ambiente; o da Estruturação da Política Municipal de Resíduos Sólidos; o da Estruturação do Pacto Ecológico Capixaba em Viana; além do compromisso em relação à realização do Concurso Público no âmbito da Câmara e da Prefeitura de Viana.

Quem recebe a COMENDA PAULO FERNANDES VIANA em 2023 é o vice-governador Ricardo Ferraço, que também e secretário de Estado de Desenvolvimento. Ricardo também foi vice-governador de 2007 e 2010, e coordenou o Programa Capixaba de Investimentos Públicos, o maior da história à época. Também foi secretário de Estado de Transportes e Obras, iniciando importantes intervenções estruturantes de mobilidade na Grande Vitória.

A COMENDA DIVINO ESPÍRITO SANTO em 2023 é do Padre Zaelton da Costa Nascimento. Nomeado como Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Viana Sede, chegou em um período muito difícil e veio trabalhando na busca da comunhão paroquial. Buscou se reaproximar e ir ao encontro daqueles que se encontravam longe de Deus e da sociedade com diversos problemas.

E quem recebe a COMENDA VIANA: CAPITAL ESTADUAL DA LOGÍSTICA em 2023 é o deputado estadual Marcelo Santos. Ele é presidente da Assembleia do ES e foi autor da Lei que transformou Viana na Capital Capixaba da Logística.

SESSÃO SOLENE DE ANIVERSÁRIO DE 161 ANOS DE VIANA
21 de julho de 2023