Texto    Redação    |   Foto   Banco de imagens

Procuradora da Câmara de Viana participará do Seminário Estadual do Pacto Agroecológico Capixaba

O evento será realizado dia 06 de junho, na Faculdade de Direito de Vitória (FDV), das 06 às 17 horas

23 de maio de 2023 às 18h12.

No dia 06 de junho de 2023, será realizado, na Faculdade de Direito de Vitória (FDV), o Seminário Estadual do Pacto Agroecológico Capixaba, que começará sua programação às 06 horas com uma Feira Organica. Durante a programação, a procuradora da Câmara de Vereadores de Viana, Dra. Luana do Amaral Peterle, participará da Roda de Debates, que terá início às 15 horas. A Câmara de Viana é co-realizadora do evento.

O evento, que abordará questões sensíveis e fundamentais para o futuro da agricultura no Espírito Santo, é uma realização da Faculdade de Direito de Vitória (FDV), em parceria com o Ministério Público do Estado do Espírito Santo, o Ministério da Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Secretaria Estadual de Agricultura, o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), o Instituto Capixaba de Extensão Rural (Incaper), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Instituto de Desenvolvimento e Apoio ao Ensino e Pesquisa (Idapes), o município de Viana, o Fórum Espírito-santense de Combate aos Impactos de Agrotóxicos e Transgênicos (Fesciat).

O pacto

No início de 2022, foi lançado o Pacto Ecológico Capixaba, pioneiramente no município de Viana: uma proposta de fortalecimento do sistema de agricultura orgânica e agroecológica, que reúne as instituições que promovem esse evento, bem como agricultores interessados, tendo por objetivo criar um cenário de incentivo e fomento dirigido especialmente ao produtor rural vianense para que este se sinta estimulado à alteração do modelo de produção de alimentos dependente de produtos químicos (fertilizantes e agrotóxicos) para um mais comprometido com a manutenção da vida em todas as suas formas, com a saúde do trabalhador e do consumidor, assim como com a proteção ambiental.

Dentro das ações desenvolvidas, está inserida a realização do “Projeto Piloto do Pacto Ecológico Capixaba: uma proposta emancipatória crítica e técnica para capacitação dos produtores rurais do município de Viana”, projeto de pesquisa selecionado no bojo do Edital nº 03/2021 – UNIVERSAL, com fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES).

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

6h | Feira Orgânica

8h15 | PALESTRA DE ABERTURA