Vereadores aprovam nome de escadaria em Areinha

A moradora Maria dos Santos Silva era muito querida pelos moradores de Vale do Sol. O vereador recebeu um abaixo-assinado com o pedido

23 de fevereiro de 2023 às 20h06.

Vereadores aprovam nome de escadaria em Areinha

Na 93ª sessão ordinária da atual Legislatura, realizada nesta quinta (23), os vereadores de Viana aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei (PL) N° 35, de 12 de dezembro de 2022, do vereador Gilmar Mariano, que trata da denominação da escadaria que fica entre as ruas Barata Ribeiro e Santa Clara, no bairro Areinha. A escadaria passa agora a ser chamada de “Escadaria Maria dos Santos Silva”.

Estiveram presentes o presidente da Casa, vereador Joilson Broedel, que conduziu os trabalhos; o proponente do PL, vereador Gilmar Mariano; e os vereadores Wesley Pires, Wantuil Schultz, Lirinho, Solivan Feirante, Lukinha Lube, Abel Mariano, Edilson Endlichi e o vereador Ademir Pereira, que participou da sessão de forma virtual. Além do PL, foram lidas diversas indicações dos vereadores.

“Com essa lei, que concede nome oficial à escadaria, queremos auxiliar na localização e na descrição de um endereço mais preciso. Além disso, sabe-se que os nomes em espaços públicos contam a história do local e geram maior identidade dos moradores”, explicou o vereador Gilmar Mariano.

O vereador ressalta ainda que o nome escolhido, Maria dos Santos Silva, se refere a uma moradora, que viveu por mais de 30 anos no bairro Vale do Sol. “Ela era muito querida e fez diversos amigos. Era uma pessoa batalhadora, trabalhava comercializando frutas e verduras de porta em porta. Posteriormente, com idade mais avançada, ela passou a vender amendoim torrado nos terminais rodoviários e dentro dos coletivos, onde ganhou o apelido carinhoso de ‘Dona Maria do Amendoim’. Ela, mesmo com toda as dificuldades, conseguia ajudar as pessoas e cuidar dos filhos e dos netos”, conta o vereador proponente.

Gilmar Mariano conta ainda que recebeu, em seu gabinete, o abaixo-assinado realizado pelos familiares, amigos e moradores do bairro Vale do Sol e vizinhança, solicitando que a escadaria em recebesse o nome da munícipe, a fim de reconhecer “post mortem” sua relevância para a comunidade. “A homenagem é mais do que merecida.”

Pronunciamentos

O vereador Wesley Pires foi o primeiro a fazer uso da palavra. Em seu pronunciamento, o vereador falou sobre a reforma de praças. “Conversamos com o prefeito e ele nos garantiu que as praças da cidade serão reformadas. Também estamos ansiosos para que cheguem mais caixas plásticas de limpeza. E faço também uma reclamação. O pessoal que está recolhendo o lixo está deixando a desejar”, disse o vereador.

“Quero deixar aqui meu agradecimento ao prefeito Wanderson Bueno por ter atendido nossa indicação de pavimentação da Rua Luiz Vaz Camões, em Bom Pastor. É uma rua de barro, um pedido que havia feito há quase dois anos. A comunidade está feliz porque quando chovia, o barro ia até a rua principal”, disse o vereador Solivan Feirante.

O vereador Gilmar Mariano lamentou o falecimento do servidor da Casa Gabriel da Silva Soares. “Quero deixar toda a minha manifestações de pesar da perda desse servidor, que participou conosco de conquistas importantes. Peço a Deus que conforte o coração dos amigos e familiares.”

Data de Publicação: quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023