Ouvidoria

A Ouvidoria é um órgão integrante da Câmara Municipal de Viana, criada para ser o canal de interlocução entre a câmara e a sociedade.

Por intermédio da Ouvidoria o cidadão pode se manifestar à Câmara Municipal a sua opinião, crítica e até mesmo fazer sugestões que impliquem no aprimoramento das atividades do legislativo.

A Ouvidoria da Câmara Municipal surge como instrumento para auxiliar o cidadão no controle, na avaliação e no acompanhamento da administração pública que, por sua vez, tem o dever constitucional de respeitar os princípios da moralidade, legalidade, impessoalidade, publicidade e eficiência.

Para que serve a Ouvidoria?

Para receber, analisar e responder as manifestações enviadas pelos cidadãos (denúncias, elogios, informações/ solicitações, reclamações/críticas e sugestões) e buscar soluções, tendo em vista aprimorar a prestação do serviço público.

Para consolidar a democracia e fortalecer a cidadania, incentivando a participação popular.

Para contribuir e melhorar a qualidade dos serviços prestados pela Câmara de Vereadores à população, sugerindo e recomendando providências.

A ouvidoria possibilita ao cidadão:

Enumerar falhas;

Sinalizar necessidades;

Sugerir alternativas;

Reafirmar os bons serviços prestados pela Instituição.

Tipos de manifestação:

Denúncia

Comunicação verbal ou escrita que indica irregularidade/ ilegalidade na administração ou no atendimento do Poder Legislativo.

Elogio

Demonstração de apreço, reconhecimento ou satisfação por serviço prestado ou atendimento recebido pela Câmara de Vereadores.

Solicitação

Solicitação de orientação ou informação relacionado à área de atuação da Câmara Municipal.

Reclamação

Manifestação de insatisfação em relação às ações e serviços prestados pelo Poder Legislativo.

Sugestão

Ideia ou proposta para o aprimoramento dos processos de trabalho da Câmara de Vereadores.

Canais de Acesso a Ouvidoria:

Site: http://www.camaraviana.es.gov.br/ouvidoria

E-mail: ouvidoria@camaraviana.es.gov.br

Tridígito: 162

Telefone: (27) 3255-2955

Correspondência: Endereçada à Câmara de Vereadores. Endereço: Avenida Florentino Avidos, nº 40, CEP: 29130-065.

Pessoalmente na sede da Câmara de Vereadores.

Horário de funcionamento da ouvidoria é das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Data de Publicação: quarta-feira, 28 de novembro de 2018