Texto        |   Foto  

Palestra sobre consumo consciente na Gestão Pública abre atividades da Escola do Legislativo

19 de abril de 2022 às 19h44.

Palestra sobre consumo consciente na Gestão Pública abre atividades da Escola do Legislativo


A Câmara de Vereadores de Viana iniciou nesta terça-feira (19) as atividades da Escola do Legislativo. A palestra que marcou a abertura dos trabalhos neste ano teve como tema central o “Consumo Consciente na Gestão Pública”, e foi conduzida pelo gerente de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Viana, Francisco Sizino. 
Durante a palestra, o gerente falou sobre algumas ações que podem ser desenvolvidas capazes de auxiliar na preservação do meio ambiente e, ainda, tornar as atividades da Casa de Leis mais sustentáveis. “A digitalização dos processos é uma medida que gera economia financeira com o não uso de papeis, exemplificou o palestrante. 
A solenidade também contou com a participação da  Promotora de Justiça do Ministério Público do Espírito Santo Drª Isabela de Deus Cordeiro destacou a parceria da Ministério Público e da Câmara na construção de medidas sustentáveis a serem implantadas em Viana. 
“O Ministério Público e a Câmara de Viana são parceiros e vem desenvolvendo ações no sentido de fomento de políticas públicas que são amigas do meio ambiente. Um exemplo é o Pacto Ecológico Capixaba que conta com a participação de representantes da Câmara de Viana e que diz respeito a um projeto de transição da agricultura convencional para agricultura orgânica e agroecológica no município”, disse.
O presidente da Câmara de Viana, o vereador Joilson Broedel, disse que a Escola do Legislativo é um importante instrumento de capacitação para servidores que visa capacitar os agentes políticos e servidores públicos em assuntos de interesse político-institucional. 
“Além disso, a escola vai qualificar o servidor público nas atividades de suporte técnico-administrativo, ampliando a sua formação em assuntos legislativos, oferecendo conhecimentos básicos para o exercício de qualquer função dentro da Câmara Municipal; vai contribuir para o fortalecimento da cidadania; e vai desenvolver atividades de pesquisa e estudos em temas de interesses afins”, explicou Joilson Broedel.
A servidora da Câmara de Viana, Bruna Gomes Rosa, participou do evento e avaliou a retomada das atividades da Escola do Legislativo como uma excelente oportunidade para se qualificar. “Vejo essa medida como uma forma de me preparar profissionalmente, entendo melhor os fluxos de trabalhos, por exemplo, e uma maneira de aprimorar o serviço prestado à população”, pontuou. 
Alunos na Câmara
Como parte das ações da Escola do Legislativo, a Câmara de Viana recebeu, na tarde desta terça-feira (19), a visita de alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Nelson Vieira Pimentel, de Viana Sede. A visita faz parte de um trabalho educativo que será desenvolvido pela Câmara que visa orientar estudantes sobre o papel do Poder Legislativo, a função dos vereadores, entre os temas. 
A estudante Lívia Falcão participou da visita e disse que a atividade foi importante para conhecer o processo de eleição dos vereadores. “Achei muito interessante participar desta vista porque ela abordou pontos importantes no processo eleitoral, como o processo de eleição dos vereadores, que não tinha conhecimento”, afirmou.
Quem também avaliou de forma positiva a iniciativa da Câmara de Viana foi a estudante Maria Rita. “Foi uma experiência muito boa e proveitosa. Ainda não tinha tido a oportunidade de conhecer a estrutura de uma Câmara de Vereadores, os trâmites de aprovação de projetos... Então vejo como uma forma de os jovens entender melhor a função dos Poderes, e também desempenhar seu papel como cidadão”, destacou.

Data de Publicação: terça-feira, 19 de abril de 2022

Logo da Câmara
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Quinta ‐ feira 08:00 às 18:00h
Sexta ‐ feira 08:00 às 17:00h

HORÁRIO DAS SESSÕES PLÉNARIAS

Toda quarta-feira às 16h00.

ENDEREÇO

Plenário e Administrativo: Avenida Florentino Avidos, N°40 - Centro Viana/ES - 29130-065

Gabinetes - Anexo:Rua Governador Rubim,
n° 180 - Centro Viana/ES - 29130-148

TELEFONE

(27) 3255-2955 / (27) 3255-2769 / (27) 3255-2118

E-MAIL

presidencia@camaraviana.es.gov.br
ouvidoria@camaraviana.es.gov.br

Copyright © Câmara Municipal de Viana. Todos os direitos reservados.

Logo da

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.