Governo firma parceria com Viana

Governo firma parceria com Viana para implantar videomonitoramento

Governo firma parceria com Viana

Texto: Geiza Ardiçon / Foto: Thiago Guimarães/Secom-ES10/05/2013 - 14:47 h

Com informações da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp)

Viana é um dos 16 municípios do Estado que receberá câmeras de videomonitoramento por meio de parceria com o Governo do Estado. Serão 40 câmeras instaladas em pontos estratégicos do município. Segundo o governo do Estado, o prazo para implantação do sistema é de 180 dias. A Sespfornecerá aos municípios equipamentos de radiocomunicação, que estabelecem os circuitos de dados (links) entre a central de monitoramento e as câmeras, software de gerenciamento e armazenamento das imagens, componentes auxiliares, materiais necessários, serviços de instalação e treinamento de operadores. O convênio do governo com os município foi firmado na última quarta-feira (08).

O espaço físico para implantação ou ampliação da Central Integrada de Monitoramento (CIM), mobiliários e recursos humanos para executar as atividades de monitoramento das câmeras é de competência dos municípios. "Já estamos fazendo levantamento com duas empresas para necessidade de cabeamento elétrico e de transmissão de dados para a central de monitoramento de dados e estudando o local para instalação da nossa central. Além disso, vamos conhecer na próxima semana o Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro com o objetivo de aprimorar o trabalho que queremos realizar em Viana por meio da experiência de outra cidade que é referência a nível de América do Sul", disse o secretário de Defesa Social de Viana, André Neves.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) investiu, aproximadamente, R$ 41 milhões na aquisição de 1.000 câmeras de segurança. A vigilância tecnológica nas ruas faz parte do projeto que integra as ações do Programa Estado Presente, uma das prioridades do Governo do Espírito Santo, que objetiva enfrentar a violência com ações policiais e de inclusão social.

Ouvidoria da Prefeitura de Viana:

Tels.: 0800 707 0001 / 2124-6706

E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Informações à imprensa:

Secretaria de Comunicação (Secom)

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Júlio Palassi / Nayara Miranda

Tels.: 27 2124-6701 / 2124-6752 / 9822-2540