Câmara promove Sessão Solene em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

23 de dezembro de 2022 às 00h00.

A noite da última quinta-feira (22) foi de homenagens com a Sessão Solene em alusão do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em todo mundo no dia 03 dezembro. A sessão foi proposta pelo vereador Wesley Pires com objetivo conscientizar a sociedade e dar visibilidade para a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos. A sessão contou com a presença do vice-prefeito Fábio Dias, vereadores, entre outras autoridades.

Durante a sessão, entidades, projetos e pessoas envolvidas com a causa foram receberam uma Moção de Aplausos. Entre as homenageadas da noite estiveram a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Viana, e o estudante da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), João Panceri, criador do robô usado para o tratamento de crianças com síndrome de down e com transtorno do espectro autista.

O presidente da Câmara, o vereador Joilson Broedel, falou sobre a importância da sessão. Esta sessão trazer luz à causa da pessoa com deficiência e nós, como representantes da população, precisamos trazer esse e demais assuntos para serem debatidos nesta Casa. Falar para conscientizar toda população, pensar na inclusão dessas pessoas na sociedade, propor políticas públicas que possam transformar a vida dessas pessoas e, principalmente, debater propostas que promovam equidade social e de oportunidades”, destacou.

O vereador proponente da homenagem disse que além de promover a conscientização, a sessão também é uma maneira de celebrar as conquistas já alcançadas. “Infelizmente as pessoas com algum tipo de deficiência ainda são invisibilizadas pela sociedade, porém tenho pautado meu mandato nas necessidades da população, em especial as pessoas com deficiência. Tanto que recentemente foi aprovado por essa Casa um Projeto de Lei de minha autoria da carteirinha de identificação da pessoa com transtorno do espectro autista, que traz muitos benefícios a essas pessoas”, explicou o parlamentar.

presidencia@camaraviana.es.gov.br