Câmara Municipal aprova as comendas Heribaldo Lopes Balestrero e Paulo Fernandes Viana

As honrarias serão concedidas às personalidades que se destacam em prol da cultura e do desenvolvimento do município de Viana

A Câmara Municipal de Viana aprovou, por meio do Decreto Legislativo nº 02/2017 de 04 de julho de 2017, a concessão de honraria “Comenda Heribaldo Lopes Balestrero” e “Comenda Paulo Fernandes Viana”. As homenagens serão realizadas no dia 23 de julho, data comemorativa do aniversário da cidade.

Conforme o decreto, a Comenda Heribaldo Lopes Balestrero será concedida àquela pessoa que tenha se destacado por seus feitos em prol da cultura (literária, cinema, artes, esportes ou outras áreas correlatas) do Município de Viana.  Já a Comenda Paulo Fernandes Viana, será concedida a personalidade que tenha se destacado por seus feitos em prol do Município de Viana com ações relevantes na área empresarial, política e administrativa.

História

Os nomes das honrarias são de personagens ilustres na história do município de Viana.

Heribaldo Lopes Balestrero nasceu em 28 de abril de 1889, em Viana. Filho de professora e de agricultor. Foi servidor do Ministério da Fazenda, historiador, membro da Academia Espírito Santense de Letras e Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo. Seu 1º livro, intitulado “Subsídios da História e Geografia do Município de Viana, Vitória, 1951, numa época em que não há muitos registros históricos no Estado do Espírito Santo. Em sua obra, Balestrero apresenta a evolução da colônia de Viana. Em 1963 a 1967, Balestrero foi prefeito Municipal de Viana. Em 1976, publicou o livro Povoamento do Espírito Santo (a marcha e penetração do território) e três anos depois publicou A obra dos jesuítas no Espírito Santo. Faleceu em 1986.

Paulo Fernandes Viana foi o Intendente-Geral de Polícia da Corte e do Estado do Brasil, criado por D. João VI, em 10 de maio de 1808. Tal função era equivalente ao poder de chefe da polícia com poderes agregados de prefeito e ministro da justiça. Sua atuação colaborou para a ocupação do território da cidade de Viana. Neste período a Colônia teve sua posição elevada de Vice-Reino Autônomo. Isso ocorreu após a chegada da Família Real e da Corte ao Rio de Janeiro. Com uma nova política que prezava pela ocupação do então Reino Autônomo do Brasil, Viana foi o primeiro povoamento organizado de forma sistemática no Espírito Santo. Para a realização desse processo, foram deslocadas de Açores, por Paulo Fernandes Viana, 53 famílias açorianas. Ao chegarem ao Espírito Santo, 1812, os ilhéus ocuparam a região entre os rios Formate e Santo Agostinho, afluentes do rio Jucu. A cidade se chamava Jabaeté, mas, em 1813, o nome mudou para Viana, em homenagem ao Intendente Paulo Fernandes Viana.

***Informações biográficas Heribaldo Lopes Balestrero: Revista do Instituto Histórico e Geográfico do ES – N° 52. Compilação: Walter de Aguiar Filho, março/2014. Retirado no site www.morrodomoreno.com.br dia 12 de julho de 2017.

Data de Publicação: quarta-feira, 05 de julho de 2017