Câmara lança o Programa de Sustentabilidade em parceria com a Prefeitura e a ASCAMAVI

Prefeito Gilson Daniel e o Secretário de Meio Ambiente Fabrício Machado participaram do lançamento da “Câmara Sustentável”

Nesta segunda-feira (05), a Câmara de Viana realizou a Cerimônia de Lançamento do Programa Câmara Sustentável, que visa incentivar boas práticas de preservação do meio ambiente. Na ocasião, o presidente Fabio Dias (PT) apresentou os projetos vinculados ao programa: o Atitude Sustentável e a Coleta Seletiva. Além de incentivar a preservação do Meio Ambiente, a economia da Casa, o projeto promoverá geração de renda a catadores de reciclável.

“O Legislativo Municipal de Viana está ciente que é necessário contribuir com a preservação do meio ambiente. Precisamos estimular na sociedade hábitos que promovam o bem-estar social. O que a população deseja é qualidade de vida, essa iniciativa tem esse objetivo. Ainda vamos adotar outras medidas, como o projeto Câmara Sem Papel”, revela o presidente Fabio Dias.

A iniciativa da Câmara foi parabenizada pelo Prefeito Gilson Daniel. “Os vereadores estão no caminho certo.  Vivemos num momento que a sociedade precisa repensar seus atos. Precisamos ter consciência que cada um deve cumprir com o seu papel para a preservação do meio ambiente”, lembra o prefeito.

Coleta Seletiva

O trabalho será realizado em parceria com a Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, que já executa a coleta seletiva. “O município está com vários projetos de preservação do meio ambiente, o próximo será a usina de compostagem que promoverá um produto livre de componentes tóxicos aos agricultores”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Fabrício Machado.

Segundo o coordenador do programa “Câmara Sustentável”, Wesley Loureiro, os servidores da Casa deverão depositar os resíduos nas caixas coletoras conforme a especificação: papel, metal, vidro e plástico. Em uma data específica, a Prefeitura irá recolher o material que será destinado a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Município de Viana (ASCAMAVI).

Atitude Sustentável

Na ocasião, todos os vereadores receberam as canecas em acrílico que irão substituir os copos descartáveis de plástico. Nos próximos dias, todos os servidores da Câmara irão receber a caneca como forma de incentivo a redução de uso de copos. Com essas e outras atitudes conscientes que serão estimuladas, por meio de palestras e orientações, a administração da Casa prevê a diminuição do gasto financeiro.

Data de Publicação: terça-feira, 06 de junho de 2017