Lei de Acesso à Informação (LAI) completa 5 anos de publicação

O seminário apresentou as obrigações e os desafios da cultura de transparência e acesso à informação para a sociedade

Lei de Acesso à Informação (LAI) completa 5 anos de publicação

Os servidores do administrativo da Câmara Municipal de Viana, Tatiany Amorim, Jessica Pim e Filipe Eduardo Ramos participaram da comemoração de 5 anos de publicação da Lei de Acesso à Informação (LAI), evento realizado pela Prefeitura de Cariacica e a Controladoria Geral da União (CGU) na última quinta-feira (25). Na ocasião foi apresentado o balanço da lei, as transformações, obrigações e desafios que a cultura de transparência e acesso à informação significam para a sociedade.

Para as servidoras, a participação foi importante para obter mais informações que possam ajudar no aprimoramento do Portal da Transparência, Ouvidoria da Câmara, Sistema de Solicitação à informação, entre outros mecanismos que buscam garantir a transparência da administração dos órgãos públicos.

No evento, o secretário de Controle e Transparência de Cariacica, Eliezes Soares, relatou o trabalho realizada pela Prefeitura de Cariacica. E o auditor da CGU, João Tadeu de Castro, além da palestra acerca do assunto, anunciou o projeto que visa cultivar valores de ética e cidadania entre crianças e jovens por meio de atividades artísticas, científicas e lúdicas.

LAI
A LAI, número 12.527, foi criada pelo Governo Federal em 2011 e entrou em vigor em maio do ano seguinte. A data está sendo comemorada este mês pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) em eventos realizados em todo o Brasil.

Com o intuito de cumprir as recomendações da LAI, a Câmara de Viana está adotando medidas para reestruturar o atendimento da Ouvidoria, o Sistema de Solicitação de Informação Online, entre outras ferramentas que visam promover a transparência dos atos públicos.

Texto: Analine Izoton

Informações/foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cariacica